quinta-feira, 28 de maio de 2020

Aventuras pós-confinamento - Chumbadinha

Mais um relato do pós-confinamento, desta vez a modalidade será a chumbadinha. Uma pesca muito praticada na zona Centro e Sul mas, devido à morfologia da costa Norte de Portugal, pouco usual por estas bandas.

Esta foi a primeira investida que fiz depois do confinamento. É uma pesca tranquila e segura, que costuma dar para sentir peixe e ainda por cima as previsões estavam ideais para tal!

Foi a muito custo e medo que saí de casa nessa manhã. Tudo parecia tão estranho, tão tranquilo e assustador ao mesmo tempo. Quase ninguém na rua, na estrada. E saber que há um vírus algures a matar pessoas aproveitando-se das suas debilidades...

Carro estacionado, fui a passo bem acelerado até ao pesqueiro (não queria me cruzar com ninguém), e por fim respirei de alívio quando vi o mar. Foi como um desabar de stress acumulado, de tensão aliviada , só por ali estar.

Surreal.

Montei a cana, isquei o anzol e fiz o primeiro lançamento. Dei por mim a tremer, tremia por todo lado. Um misto de emoção com sei lá o quê, estava a apoderar-se de mim, quando sinto uma outra mas boa vibração - o primeiro toque!

Continuei a sondar a zona, à procura do buraco onde os sargos poderiam andar e eis que.... Ferro um!
Não foi uma luta lendária, com puxões de linha e tentativas heróicas para o tirar da água. Foi simples e banal, aguentar um bocadinho até estar cansado e aproveitar a onda para o puxar para cima da pedra.

Mas porra..... SOUBE TÃO BEM!!!! Eu estava, de facto, feliz. Foi como se o mundo estivesse a dizer que está tudo bem, mesmo sabendo que não está.
Primeira captura após confinamento
Não era muito grande, talvez uns 23-25cm, e por isso devolvi ao mar. Merece a sua liberdade, pois também me ajudou a libertar.

Continuei a pesca, estava difícil dar com eles. Quando me voltei a cruzar com um, o fluorcarbono rebentou depois de 3 ou 4 cabeçadas. Estaria danificado? Teria o peixe cortado com os dentes? Passou na rocha e cortou? Não saberei :)

Andei o resto da manhã a tentar descobrir onde estariam, até que quase no cair do pano e prestes a desistir, lá consegui enganar mais um sargo e este sim de tamanho jeitoso!
Segundo sargo
Estava feito o dia, já podia voltar para casa de sorriso na cara e pronto para enfrentar melhor os dias maus que poderão estar para vir!
Resultado da primeira aventura!

Sorriso após tanto tempo....

################################

Mas se a primeira pesca teve um efeito revitalizador, esta que se segue foi completamente alucinante!!

Foi mais uma investida matinal antes do trabalho. A maré a subir, mar com bom toque, sem vento. Previsões de luxo! Não tinha muito isco, mas arrisquei na mesma. Começo a pesca da forma habitual, mas não sentia peixe em lado nenhum.

Fui procurando aqui e ali, lá comecei a sentir alguns toques mas sem ferrar peixe.

Ao fim de 1h de busca, lá saiu o primeiro! E eu obviamente todo contente, porque já não ia ficar de mãos a abanar :)
Primeiro sargo do dia!
Insisti mais um pouco no spot, sinto um peixe a ratar a isca. Ferro rápido, o peixe dá umas cabeçadas e deixo de sentir tensão. Lá se foi mais um anzol na boca....

A actividade volta a desaparecer e eu volto a mexer-me à procura. E em boa hora o fiz!

Lanço para uma zona com um aspecto muito bom, deixo o chumbo pousar e... Peixe!! Mais um sargo a subir à pedra!!
Segundo sargo!

Estava a correr bem!
Daí para a frente, até a hora de ir embora (que coincidiu com o fim do isco) senti sempre peixe e fui tirando mais alguns! Se me lembro bem, fugiram mais 1 ou 2 depois de ferrados e tive uns bons ataques que não deram em nada. :)
Mais um sargo!

Sargo escuro, o chamado "sargo da pedra"

Quando acabou a isca experimentei durante um bocado lingueirão, que não gosto tanto (levei já a contar ficar sem isco). E não é que nos últimos lançamentos ainda senti peixe e cheguei a ter mais um ferrado (fugiu.)??

Estavam bem activos e a comer bem, nunca tive uma manhã assim tão produtiva desde que comecei a fazer este tipo de pesca nesta zona!

Foi fantástico!!
Resultado final: 5 sargos! Muito trabalhinho para a Vega Bullfight Nitro 600

Pescador e a sua faina
Terminar uma pesca "express" com 5 sargos jeitosos para casa, que mais poderia eu pedir? :)

2 comentários:

  1. Boas Morais,
    É desta que fazes 50%-Chumbica e 50%-spinning!
    É sempre bom ter uns dias destes junto ao mar cheios de vida e alegria!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Manel!
      50-50 não digo... Mas gosto de ter uma alternativa, e pelos vistos, safo-me melhor que ao spinning :D

      Grande abraço!

      Eliminar