quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aventuras pós-confinamento - Achigãs de Pato (Vídeo)

Olá a todos!

Tal como tinha referido no post anterior, o pós-confinamento coincidiu com o período em que termina o defeso do achigã. Um tema um tanto ou quanto polémico pois obviamente o peixe não decide desovar seguindo o nosso calendário mas sim o instinto. No meu caso e opinião, prefiro deixar os peixes em paz durante uns tempos.

Depois de muito pensar, muito analisar o google maps e ponderar prós e contras sobre onde seria feita a abertura, acabei por me decidir - spot novo e desconhecido foi a opção escolhida!

Bem cedinho fiz-me à estrada e com ajuda do gps cheguei direitinho ao spot. Bem escondido e limitado, ideal para tempos pandémicos!
Ainda nem tinha estacionado o carro quando avisto um bonito e felpudo esquilo de tons castanhos muito mas muito bonitos a correr na minha direcção para depois virar e trepar um muro! Tentei tirar uma fotografia já que ele parou durante uns segundos mas assim que tirei o telemóvel, lá foi ele à vida dele :)

Pequena espreitadela à água para avaliar as condições de entrada e saída do pato, preparo tudo a bom ritmo para começar a pescar enquanto está fresco pois o dia adivinhava-se bem quente...
Vamos lá!
Pato dentro de água, começo a bater alguns cantinhos. Primeiro procurando ataques de reacção, depois pescando um pouco mais lento quanto achava que tal se justificava.
Foi ao fim de cerca de 1h que num lance para a margem com um lipless crankbait, e ainda mal tinha esticado a linha, que sinto peixe!

O primeiro do dia já estava, grade não era!
Primeiro achigã do dia!

Já não é grade :)
Peixe libertado, continuei margem fora a tentar perceber onde e como estariam a comer. Não é nada fácil para quem se está a aventurar nestas andanças saber quando deve apostar num sitio com mais dedicação ou simplesmente fazer uma rápida passagem...

Fui "andando" e fazendo várias e diferentes abordagens, mas sem grande sucesso. Ferrei dois peixes pequenos mas quando já estavam perto para os recolher, soltaram-se. Menos mal, assim seguem logo a vida deles e eu sigo a minha :)

Já em plena hora de calor intenso, decido atravessar o rio para a outra margem, em vez de fazer o mesmo percurso para trás.

Vejo dois achigãs, um pequeno e um grande, a perseguir o meu vinil com underspinner mas sem convicção ou ataque. Insisto um pouco no local, sem sucesso.
Avanço margem fora e numa zona de muro coloco um vinil a imitiar um lagostim e vejo se por ali anda alguma coisa... Estaria talvez já a meio do muro quando num dos lances sinto algumo na outra ponta da linha, faço a ferragem e.... Mais um bom peixe!!
Eis o segundo achigã do dia!

E o sol já queimava bem...

Achigã capturado com lagostim de vinil

Agora sim, já estava a gostar...! Continuei a apostar no lagostim, ocasionalmente trocando para outra técnica que achasse ser mais efectiva no local mas novamente, sem grande sucesso.

O sol já estava quente demais e a fome já apertava. Voltei a atravessar o rio para a margem onde comecei e num lance para baixo de uma árvores, precisamente com o lagostim, tenho um ataque e ferro logo! Trago-o para perto, coloco a rede e já está!

O 3º do dia estava capturado!

Terceiro achigã do dia!

Achigã bem gordinho!

Catch & Release - Preservar a espécie

Por pouco não conseguia filmar a captura, pois a camera estava desligada para poupar bateria e a fé era pouca :) Felizmente ainda consegui filmar qualquer coisa! ;)

Peixe libertado, rumei para a zona onde tinha o carro e com tudo à sombra, fiz uma boa pausa para comer qualquer coisa, beber bastante água e dar sinais de vida para contar como estava a correr até ali o dia.

Da parte da tarde apostei na zona onde fiz a estreia do pato. Acabou por não ser uma boa aposta pois foi um final de tarde sem actividade, tirando um grandalhão que perseguiu bem coladinho por baixo o meu buzzbait até chegar à minha beira e voltar a afundar.

E eis o fim da linha :)
E assim foi a minha abertura ao achigã, que poderei mesmo dizer a primeira abertura pois nunca me dediquei minimamente à pesca do achigã ao ponto de fazer uma :)

Deixo-vos o video das capturas, espero que gostem!
Espero que tenham gostado deste (e dos restantes) relatos pós-confinamento, tal como eu e que agora tento transcrever para texto o que vivi e senti :)

2 comentários:

  1. Boas Cláudio,
    Bons momentos vividos ai no pato...
    Obrigado pela partilha!
    Acho que ainda não é este ano que ganho coragem para ir atrás deles... O tempo não dá para tudo... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      É uma pesca bonita e engraçada, quando o mar não dá ou apetece variar... Lá vai pato :)
      Devias experimentar, olha que é bem desafiante e os achigãs grandes dão uma luta brutal!!

      Abraço!

      Eliminar