A manutenção do carreto é uma parte fundamental, pelo menos uma vez por ano, não vá o destino nos obrigar um dia a contar a história sobre "aquele que fugiu"...
Uns tempos atrás achei que estava na altura de dar uma manutenção ao meu carreto e procurei alguma informação sobre a manutenção do Okuma Trio 40s. Não encontrei grande coisa mas acabei por encontrar um guia muito bom mas para a versão anterior, o Okuma Trio 40. Achei o manual tão interessante e com imagens tão claras, que perguntei ao autor se poderia usar as fotos, traduzir partes e publicar, algo que não se recusou de modo nenhum!
Quem conhece os dois carretos sabe que são praticamente idênticos, mudando apenas algumas características técnicas (velocidade, peso, manivela...) e por isso este manual pode ser aplicado aos dois modelos.
1ª Parte - Desmontagem
A manutenção neste caso em concreto não vai incluir a bobine, embraiagem e a asa do carreto(rodízio), mas estas partes deverão também ter a sua devida atenção.
Antes de começar, deve-se primeiro ter o material necessário. Papel de cozinha absorvente, óleo para o carreto, massa e ferramentas. As ferramentas necessárias são uma chave Philips (cruz) pequena, um alicate e uma chave Torx (estrela) pequena, tudo ferramentas fáceis de arranjar numa loja do chinês.
De seguida retira-se os washers, convém decorar e guardar estas peças na sequência certa num papel para depois montar na ordem certa.
Retirar o parafuso indicado.
Desapertar a porca do veio que se vê na imagem seguinte.
Retirar o rotor.
Retirar a manivela.
Retirar os 3 parafusos que seguram os rolamentos.
Retirar a anilha e a placa metálica.
Retirar com cuidado a mola, para não voar.
Retirar os 4 parafusos laterais, sendo 1 em cruz e os restantes 3 em estrela.
Retirar a engrenagem e o rolamento.
Aqui temos o pormenor de um furinho/ponto na transmissão que será de bastante utilidade depois na montagem, para alinhar as peças.
Retirar a placa de oscilação.
Retirar o rolamento, a cremalheira e o veio central.
Retirar a engrenagem de transmissão.
Retirar o compartimento dos rolamentos.
Retirar os rolamentos com cuidado porque o compartimento que segura os rolamentos pode sair e os rolamentos soltarem-se.
Nesta altura devemos ter um cenário semelhante ao da imagem seguinte. Lembrem-se sempre de manter as peças alinhadas/arrumadas por ordem lógica de montagem, tornará a tarefa bem mais fácil e evita surpresas.
Aplicar algum óleo nos rolamentos, pode-se usar uma tampa de plástico para evitar desperdícios!
Tudo separado e pronto para ser limpo.
A secagem, não convém ter excessos.
Tudo junto novamente (esta parte é complicada e requer alguma paciência).
Agora com o compartimento.
Agora é a vez da engrenagem, retirar a peça de apoio da manivela, rolamento e anilha.
Lubrificação dos rolamentos.
E a secagem das peças.
Agora a cremalheira e respectivo rolamento.
Depois de lubrificado, secar e montar novamente. A engrenagem anterior também já deve estar montada.
Limpeza do corpo do carreto, note-se alguma ferrugem lá dentro.
2ª Parte - Montagem
Começa-se com a engrenagem de transmissão.
Para alinhar as peças, usa-se como guia um ponto/furo (poderá estar pintado de vermelho ou não).
Coloca-se o veio e alinha-se com a alavanca da engrenagem.
Coloca-se novamente a placa de oscilação.
Coloca-se agora a engrenagem do veio.
Depois coloca-se o compartimento com os rolamentos e o rolamento.
Coloca-se a placa metálica e os 3 parafusos respectivos.
Coloca-se a mola no sitio.
3ª Parte - Aplicação da massa
Deve-se aplicar massa onde o ponteiro indica nas imagens seguintes.
Aplicar um pouco de óleo no rolamento, mas não muito!
Colocar a tampa do carreto e aparafusar os 4 parafusos no sitio correcto.
Colocar a anilha do veio.
De seguida o rotor.
Colocar a porca do veio no sitio.
Apertar o parafuso, a porta deve estar com a parte direita alinhada com o parafuso para ser possível apertar.
Colocar as anilhas no sitio.
Colocar a bobine no sitio e está pronto para mais uma época!
Notas finais:
- Os óleos e massas lubrificantes não são todas iguais, assim como não são todas adequadas para carretos. Existem até óleos que são corrosivos a certas partes do carreto por serem abrasivas aos plásticos!
- Este procedimento deve ser feito num sitio plano e sem confusão. Uma criança por perto ou um cão energético podem colocar peças pequenas a voar para nunca mais serem vistas e o carreto fica inutilizado!
- Se não conseguem ou não têm grande jeito para este tipo de operações, não arrisquem! É preferivel deixar nas mãos de quem sabe o que faz e como se faz.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Really useful ;)
ResponderEliminarThank you Federico, hope you enjoyed and it was helpful! :)
Eliminarbela explicação mas faltou dizer qual a marca da massa
ResponderEliminarOra viva!
EliminarA massa que normalmente uso é das mais normais, massa consistente do Continente.
Actualmente estou a experimentar uma massa conhecida mais lá por fora, a Cal's Universal Grease, mas ainda não fiz testes a sério para poder dizer quais as diferenças entre elas.
Boa noite! Onde posso adquirir uma engrenagem para o carreto okuma 40s? Cumprimentos
ResponderEliminarOlá viva!
EliminarNão sei onde pode adquirir uma engrenagem. Se realmente precisar, eu tenho o meu encostado...
Abraço!