A manutenção do carreto é uma parte fundamental, pelo menos uma vez por ano, não vá o destino nos obrigar um dia a contar a história sobre "aquele que fugiu"...
Uns tempos atrás achei que estava na altura de dar uma manutenção ao meu carreto e procurei alguma informação sobre a manutenção do Okuma Trio 40s. Não encontrei grande coisa mas acabei por encontrar um guia muito bom mas para a versão anterior, o Okuma Trio 40. Achei o manual tão interessante e com imagens tão claras, que perguntei ao autor se poderia usar as fotos, traduzir partes e publicar, algo que não se recusou de modo nenhum!
Quem conhece os dois carretos sabe que são praticamente idênticos, mudando apenas algumas características técnicas (velocidade, peso, manivela...) e por isso este manual pode ser aplicado aos dois modelos.
1ª Parte - Desmontagem
A manutenção neste caso em concreto não vai incluir a bobine, embraiagem e a asa do carreto(rodízio), mas estas partes deverão também ter a sua devida atenção.
Antes de começar, deve-se primeiro ter o material necessário. Papel de cozinha absorvente, óleo para o carreto, massa e ferramentas. As ferramentas necessárias são uma chave Philips (cruz) pequena, um alicate e uma chave Torx (estrela) pequena, tudo ferramentas fáceis de arranjar numa loja do chinês.
De seguida retira-se os washers, convém decorar e guardar estas peças na sequência certa num papel para depois montar na ordem certa.
Retirar o parafuso indicado.
Desapertar a porca do veio que se vê na imagem seguinte.
Retirar o rotor.
Retirar a manivela.
Retirar os 3 parafusos que seguram os rolamentos.
Retirar a anilha e a placa metálica.
Retirar com cuidado a mola, para não voar.
Retirar os 4 parafusos laterais, sendo 1 em cruz e os restantes 3 em estrela.
Retirar a engrenagem e o rolamento.
Aqui temos o pormenor de um furinho/ponto na transmissão que será de bastante utilidade depois na montagem, para alinhar as peças.
Retirar a placa de oscilação.
Retirar o rolamento, a cremalheira e o veio central.
Retirar a engrenagem de transmissão.
Retirar o compartimento dos rolamentos.
Retirar os rolamentos com cuidado porque o compartimento que segura os rolamentos pode sair e os rolamentos soltarem-se.
Nesta altura devemos ter um cenário semelhante ao da imagem seguinte. Lembrem-se sempre de manter as peças alinhadas/arrumadas por ordem lógica de montagem, tornará a tarefa bem mais fácil e evita surpresas.
Aplicar algum óleo nos rolamentos, pode-se usar uma tampa de plástico para evitar desperdícios!
Tudo separado e pronto para ser limpo.
A secagem, não convém ter excessos.
Tudo junto novamente (esta parte é complicada e requer alguma paciência).
Agora com o compartimento.
Agora é a vez da engrenagem, retirar a peça de apoio da manivela, rolamento e anilha.
Lubrificação dos rolamentos.
E a secagem das peças.
Agora a cremalheira e respectivo rolamento.
Depois de lubrificado, secar e montar novamente. A engrenagem anterior também já deve estar montada.
Limpeza do corpo do carreto, note-se alguma ferrugem lá dentro.
2ª Parte - Montagem
Começa-se com a engrenagem de transmissão.
Para alinhar as peças, usa-se como guia um ponto/furo (poderá estar pintado de vermelho ou não).
Coloca-se o veio e alinha-se com a alavanca da engrenagem.
Coloca-se novamente a placa de oscilação.
Coloca-se agora a engrenagem do veio.
Depois coloca-se o compartimento com os rolamentos e o rolamento.
Coloca-se a placa metálica e os 3 parafusos respectivos.
Coloca-se a mola no sitio.
3ª Parte - Aplicação da massa
Deve-se aplicar massa onde o ponteiro indica nas imagens seguintes.
Aplicar um pouco de óleo no rolamento, mas não muito!
Colocar a tampa do carreto e aparafusar os 4 parafusos no sitio correcto.
Colocar a anilha do veio.
De seguida o rotor.
Colocar a porca do veio no sitio.
Apertar o parafuso, a porta deve estar com a parte direita alinhada com o parafuso para ser possível apertar.
Colocar as anilhas no sitio.
Colocar a bobine no sitio e está pronto para mais uma época!
Notas finais:
- Os óleos e massas lubrificantes não são todas iguais, assim como não são todas adequadas para carretos. Existem até óleos que são corrosivos a certas partes do carreto por serem abrasivas aos plásticos!
- Este procedimento deve ser feito num sitio plano e sem confusão. Uma criança por perto ou um cão energético podem colocar peças pequenas a voar para nunca mais serem vistas e o carreto fica inutilizado!
- Se não conseguem ou não têm grande jeito para este tipo de operações, não arrisquem! É preferivel deixar nas mãos de quem sabe o que faz e como se faz.
Really useful ;)
ResponderEliminarThank you Federico, hope you enjoyed and it was helpful! :)
Eliminarbela explicação mas faltou dizer qual a marca da massa
ResponderEliminarOra viva!
EliminarA massa que normalmente uso é das mais normais, massa consistente do Continente.
Actualmente estou a experimentar uma massa conhecida mais lá por fora, a Cal's Universal Grease, mas ainda não fiz testes a sério para poder dizer quais as diferenças entre elas.
Boa noite! Onde posso adquirir uma engrenagem para o carreto okuma 40s? Cumprimentos
ResponderEliminarOlá viva!
EliminarNão sei onde pode adquirir uma engrenagem. Se realmente precisar, eu tenho o meu encostado...
Abraço!