terça-feira, 28 de agosto de 2012

Visitante inesperado

Tudo começou quando acordo no domingo de manhã com uma mensagem do João a desafiar para uma pescaria aos sargos à chumbadinha num sitio de "facil acesso". O meu problema no meio de isto tudo, era apenas o material, já que não costumo pescar à boia ou à chumbadinha, usando para o efeito a minha cana de buldo Caperlan Surf C 420 Light (cana com uma certa história).
Material preparado, hora acertada e vamos nós para o local do crime. O dia estava com um sol agradável, pena o vento que se sentia de frente...
Ainda faltava tanto...
A descida foi penosa, mas como a descer todos os santos ajudam...
Chegamos ao sitio, estava na hora de colocar a linha na água. Durante a descida, na brincadeira, eu dizia ao João que iria fazer uns lançamentos com a montagem que ainda tinha na cana. Como a cana de buldo anda sempre no carro, pronta para um qualquer impulso desvairado por pesca, ainda estava montada com uma chumbadinha e um pingalim, assim estava e assim foi!
Faço o primeiro lançamento, nada... O segundo, prendeu numa rocha - "Olha é agora que acaba a brincadeira..." pensei eu - Mas soltou-se!


Faço o terceiro lançamento e ao passar perto de uma zona rochosa... peixe! Senti o peixe preso, aviso o João (que ainda nem tinha montado a cana) e ele ri-se de mim, a dizer que assim não dá!
Do outro lado vinha algo que nunca tinha apanhado com artificiais, um Ruivo!
Pouco colaborante para a foto...
Tentei tirar uma foto fora de água para ele exibir as suas cores, mas não estava muito colaborante... Então libertei-o do pingalim e coloquei numa poça de água que tinha por perto e as imagens seguintes falam por si!


Agora colaborante para foto!


Belas cores....!
A pescaria começava bem, com este visitante inesperado e nada comum! Depois da sessão fotográfica, pego na cana novamente, faço mais alguns lançamentos e agora a passar perto de outra rocha...Záááásss! Outro peixe! "Já está mais um" - berro eu para o João, que fica incrédulo pela maneira como eu os estava a tirar e apenas respondeu "F%£#@-$&, outro?!?"
Este dava mais luta, as opiniões iam desde um Bodião grande até um Sargo suicida, algo que ficou respondido ao ver o lombo aproximar-se da superfície...
Um belo e negro robalo fazia as delicias do dia! Tirado a peso, com cuidado para não esforçar o material, foi a segunda vitima num espaço de 5mins de pesca, ainda nem tinha o João amarrado o anzol!
Robalo negro
Depois de ouvir uns valentes "LEITEIRO" e "Não posso trazer este gajo a lado nenhum, que ele tira sempre peixe!!", foi a vez do João tirar o seu prémio do dia, um porta-chaves em forma de Sargo :)

A tarde continuou bem disposta, eu que já tinha feita a pescaria insisti na mesma técnica, o João continuou à procura dos Sargos e insistia no camarão. Com o final do dia, o vento tornou-se cada vez mais forte e optamos por mudar para um sitio mais abrigado, onde saíram umas bogas ao João para alegria dele (ou não ehehe).

Assim foi uma tarde bem passada (tirando a parte da subida dolorosa) com bastante gargalhadas e uma "invenção" que deu frutos!

Ficha Técnica
Cana: Caperlan Surf C 420 Light
Carreto: Okuma AV-45a
Linha: Multifilamento 15lb Made in China
Estralho: Monofilamento 0,40 Made in China
Amostra: Pingalim Cormoura Smoked Glitter

3 comentários: