Nem demorou muito a chegar o tal toque e na ultima semana já as minhas amostras tinham uma casa nova!
Mala Shimano para 18 amostras |
Voltando ao dia de hoje, foi mais um dia de pescaria com o João! Uma troca de mensagens e estava combinada a hora, 6h15 no sitio do costume. Material carregado, na viagem ia-se pondo a conversa em dia e num instante estamos a observar alguns pesqueiros para traçar a rota. Rota decidida, material pronto e os plásticos lá vão para a água! O mar apresentou-se com uma boa cor e bem mexido, tudo indicava que o peixe iria andar por ali. E não nos enganamos, o João foi o primeiro a tirar um robalito de 30cm, que foi devolvido, e prometia haver mais e melhores! Ainda houve tempo antes do sol começar a fugir para mais um toque bom para o João e um mini-robalo(18cms) a atirar-se à amostra dele. O tempo ia passando e a minha grade estava à vista...
Eu ia experimentando aqui e ali, com esta e aquela amostra, até que me lembrei "e se eu experimentar a minha Saltiga?..." Procurei na mala, a cor Laser Sardine pareceu-me adequada, clip fechado e lá vai ela! Os lançamentos ao inicio saíram um pouco enrolados mas depois apanhei-lhe o jeito e cada lançamento era uma bala a sair disparada! Estava eu entretido a perceber o trabalhar da amostra tanto nos lançamentos como dentro de água quando... Tuuumm tuumm tuumm cabeçadas no outro lado da linha! Eu tinha um peixe cravado e era jeitoso!
Chamei o João, o peixe ia cedendo e eu ia ganhando linha. Tudo estava bem, a grade deixava de ser uma realidade e passava a ser uma lembrança de outras pescarias... Quando eis que acontece. Faltavam cerca de 1metro entre a linha da água e a areia para o peixe ficar seguro. O peixe dá um abano, a linha estava sobre tensão por causa da escoa e apenas vejo a amostra a voar, o peixe atordoado na beira a água. Atiro-me ao chão de joelhos, na tentativa vaga de o apanhar mas era tarde... Ele fugiu.
Dois pontapés na areia e uns 5 palavrões serviram para recompor e seguindo as palavras do João "vá, volta a lançar já porque aí parado não apanhas nada", eu recomecei os lances. Lançamento atrás de lançamento, ferro outro num instante! Ainda com a imagem do anterior em mente, fui agora mais cuidadoso ao trazer o peixe para a areia. Falta pouco... JÁ ESTÁ! A grade está safa!
Mal lhe deito a mão, reparo em algo curioso, este robalo tinha um rasgo na pele como se tivesse sido rasgado por um anzol... A coincidência levantou logo a hipótese de ser o mesmo robalo que fugiu uns minutos antes! Fica a dúvida no ar....
O robalo #1 ou #2? |
Fiquem bem!
Grande Cláudio, estou a ver que tens tirado uns peixitos e ainda bem pois as grades pesam um pouco para serem carregadas... ehhehhe.
ResponderEliminarContinua .
Grande abraço.
Olá Raúl!
EliminarIsso é verdade, entre uma grade e um robalote atrevido, venha o robalote!
Agora falta o tarolo para realmente testar a Magister ;)
Grande abraço!
Boa noite, sou de Viana e estou agora a começar a dar os primeiros passos na pesca de mar. Algum conselho sobre qual o melhor isco e sobre as melhores praias em viana para pescar?
ResponderEliminarLi num dos posts no blog que por vezes usa camarão congelado. Que tipo de camarão é?
Cumprimentos
Olá Pedro!
EliminarO camarão congelado é o normal do supermercado, tamanho 40/60. Apenas uso por ser o isco mais à mão, tal como a sardinha...
Em relação a "melhores praias", isso não existe :) As praias de uma semana para outra ou mesmo de um dia para o outro mudam correntes e areias, algo que o peixe acompanha. Num dia podem estar a dar peixes em Afife(por exemplo) e no dia seguinte ser no Carreço ou em Ancora...
Abraço
E coloca o camarão inteiro no anzol? É que disseram-me que o camarão para pescar devia ser iscado ainda vivo.
EliminarE existe alguma hora da maré que seja melhor? Eu nos muitos anos de pesca de rio preferia a ponta da maré na baixa mar e inicio da subida, mas já li que no mar os peixes se aproximam da costa na preia mar. Alguma sugestão?
Obrigado
Para pescar com camarão vivo (camarita), normalmente é para pescar à bóia e como perguntaste por praias, presumi que fosse para pesca ao fundo... Ao fundo, quando uso camarão congelado, meto inteiro no anzol, descascado e sem cabeça.
EliminarAs "melhores" horas da maré variam conforme o local e a altura do dia, final do dia, manhã, tarde... Na minha opinião, as últimas da enchente, a volta e primeiras da vazante parecem ser mais produtivas, mas não invalida que noutras sejam produtivas!
O que é preciso é ir para lá e tentar!
Abraço
É o que tenho feito, tenho tentado mas ainda estou em branco.. Hoje experimentei em afife o camarão, mas veio sempre intacto, e sardinha, mas estava muito mole e dificil de iscar.. Mas também veio sempre intacta.. Ontem em carreço usei ameijoa e senti uns toques, mas quando puxei vinha a ameijoa rasgada e nada de peixe.
EliminarUma pergunta que pode parecer idiota, mas quem não sabe é como quem não vê:P Na praia pescas juntos às rochas, de cima das rochas ou no meio do areal?
Abraço