segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Balanço de 2018 e Primeiro Arranque de 2019

Olá a todos!

2018 já lá vai e 2019 até começou com o pé direito, mas, antes de avançar, vamos a um pequeno balanço.

Foi um ano de mudanças - radicais, pode-se dizer - e isso foi notório nas minhas investidas, tanto em quantidade como qualidade. Todo um mundo por descobrir e tão pouco tempo, resultaram em grades atrás de grades e algum desgaste material (estas rochas são muito esfomeadas...!).

No entanto, nem tudo foi mau como pareço estar a dizer... Ora vamos lá rever como foi 2018!

Fiz umas pescas épicas às trutas com o Nuno e o Joel, em recantos que jamais esquecerei (e conto em breve lá voltar!!).
Sempre a aprender e a ouvir as dicas que me iam dando, lá fui tirando uma ou outra trutinha para alegrar o início do ano :)



Com o passar do tempo, fui alargando um pouco as investidas e os tipos de pesca. Tentei algumas vezes apanhar uns sargos (que, felizmente, consegui), os lúcios-perca continuam a ser um quebra-cabeças para mim (mas lá consegui tirar 2) e achigã é melhor nem falar, porque lembro-me daquele cabeçudo que perseguiu mas não atacou....
Apesar de ainda não ter passado muito tempo, é e foi bom matar as saudades dos amigos de longa data que, apesar da distância, continuam a ser uns verdadeiros estarolas :)

Ainda assim, e como tem sido habitual, o meu foco é o spinning de mar, os robalos. Esse sim foi e ainda é o grande puzzle que me atormenta constantemente sempre que pondero fazer uma investida. Mil e uma perguntas saltam na minha cabeça: "Para onde?", "Com que amostras?", "Que cores utilizo?", "Com maré cheia ou vazia?", "O local aguentará ou não?", etc etc....

Quase meio ano depois de chegar ao novo "pouso", lá consegui enganar um robalo. E depois lá veio mais outro... Até que chega a altura ideal para pescar com passeantes e consigo ter mais umas capturas jeitosas para dar alguma confiança e ânimo!


E para terminar o ano em grande, o regresso à "ilha das vacas" foi mais uma boa experiência a reter e relembrar, com umas capturas engraçadas onde finalmente consegui a tão procurada anchova que, por fim, caiu na tentação da minha amostra :)



No geral e olhando para trás, poderia dizer que foi um ano fraco e pouco produtivo. Mas tenho que ser realista e ponderar bem alguns factos: é muito complicado mudar mentalidades e velhos hábitos que tantos e bons resultados me deram no passado, é complicado adaptar-me a uma realidade completamente diferente.
Mas se dizer que foi um ano fraco é ser injusto, dizer que foi um bom ano é não ser realista. Então digo que foi um ano de boa aprendizagem, com alguns encontros felizes, e cabe a mim saber aplicar toda essa aprendizagem no novo ano! :)

-------------------------------------------


Dizia eu, no início deste post, que 2018 já lá vai e 2019 começou com o pé direito.... Ou melhor dizendo, com a amostra certa!

Ultimamente, têm-se visto bastantes capturas aqui e ali, algumas dignas de respeito, outras nem por isso, mas nem vale a pena falar muito do assunto...adiante.
Olhando para as previsões, encontrei um dia com boas condições e maré a boa hora. Sem tarefas e compromissos para me impedir, fiz-me à vida e peguei no material de spinning, pensando "Lá vou eu gradar, mas agora em modo 2019".

Estava frio, mas nada que não se resolva com uma boa camada de roupa adequada e um buff!
Vou até ao primeiro spot e deparo-me com um mar um pouco puxado, acima do previsto e com o período a complicar a situação.
Não devo ter feito mais do que uns 20 lançamentos.

Vou saltitando de spot em spot, até encontrar uma escoa nas pedras que estava com bom aspecto. Fui ficando pela zona, rodando amostras e experimentando várias abordagens - recuperação lenta, rápida, com rattling, sem rattling, etc...

Olho para a bolsa e vejo uma amostra que me recordou a primeira captura que tive. Coloco-a no clip, lanço e dou comigo a pensar "era engraçado esta aqui dar-me um peixe, tal como a outra".

Pois bem... A amostra estava quase encostada à escoa quando levo uma pancada e sinto peixe ferrado! Algumas cabeçadas e sinto um peso moribundo, ora puxava, ora deixava-se vir...!

Não me parecia grande pela energia com que lutava, mas algo se passava. Quando o peixe está mais perto, vejo a verdadeira razão da "estranha luta" - estava ferrado pelo lombo :)

Não arrisquei levantar o peixe, optei por encaminhar para uma zona mais calma e acessível, fui com o grip para o segurar e..... Já está!!!!
Primeiro Robalo do ano

A selfie do costume :)
O primeiro de 2019 já está! Não foi grade! Eheh :)

Robalo Gordinho....!
Continuei à procura, insisti e insisti, mas, como de costume, era cardume de um... Menos mal, já fui para casa bem contente!
Vamos lá ver como corre daqui para a frente... ;)

6 comentários:

  1. Top!!!
    Espero que tenhas um bom ano tão bom ou melhor que o passado.
    Tu mereces!👏👏👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh gradeiro!
      Este ano vai ter que ser diferente, agora já sei umas coisitas :)

      Grande abraço e vamos mas é a eles!

      Eliminar
  2. Boas Morais,
    Grande retrospectiva. Parabéns pelo relato gostei muito da ideia!
    Sendo que em 2018 não foi nada mau, agora que já te safaste em 2019, é só insistir que a coisa se compõe!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      2018 foi diferente.... :) Vamos lá ver se agora a coisa endireita e corre melhorzinho ;)

      Grande abraço!

      Eliminar
  3. Comé CM...
    Bom o ano passado parece que não foi mau de todo, e este ano não te começou da pior maneira com esse robalo bem bonito, agora quer é continuação ;)
    Saúde da boa e força aí..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mekie Lobo!
      Nem foi bom, nem foi mau :) Foi dando para safar aqui e ali....
      Este ano está a começar melhorzinho, vamos lá ver se continua e se melhora ainda mais!

      Grande abraço!

      Eliminar