domingo, 12 de julho de 2020

Trutas Anti-Covid! - Video

Olá a todos!

Isto anda para aqui uma salganhada de todo o tamanho...! Já foram robalos, achigãs, sargos, também já fiz uma pescaria aos carapaus e agora... Trutas?!

Bem, vamos lá ao que interessa. Mais um relato de pesca às trutas com o meu amigo Nuno, e que aventura meus amigos... Isto foi uma aventura do início ao fim!

Começando pela viagem, o tempo tem estado esquisito para a altura do ano e esta pesca coincidiu com um dia de chuva. Ora, viagem com chuva, nuvens baixas e pouca visibilidade requer atenção redobrada na estrada.
E eu estava com tanta atenção à estrada, mas tanta atenção....! Que nem reparei que o GPS bloqueou e deixou de dar informações! Conclusão: falhei 2 possíveis saídas na auto-estrada, quando me apercebi disso já só tinha hipótese de fazer mais 25km a mais para cada lado - e o Nuno à espera!

Lá nos encontramos com 30mins de atraso, cotovelada de cumprimento, mascara posta e vamos mas é pescar que se faz tarde!
O dia estava nublado, com um vento fraco e uma chuva incerta - ora eram pinguinhas e parava, ora chovia como se fosse Abril.

Experimentamos uma zona com potencial mas que não deu em nada. Mudamos para uma zona mais acima. Num cantinho com ervas submersas fazemos alguns lances e vejo uma trutinha a passar mesmo a minha frente, da esquerda para a direita...

Insisto nesse mesmo local, troco de amostra, faço 1 lance para a direita e entre a recolha e alguns puxões....

Pancada na amostra!! 

Uma valente pancada na amostra, peixe ferrado e recolho linha sem grandes hipóteses de desferragem. Aí está a primeira truta do dia!
Primeira truta pós-covid

Truta & Power Tail 64
Uma bonita e rebelde truta de uns 30cms, fez-me acreditar que seria a mesma a passear à minha frente, apenas julgando pela zona onde foi o ataque.

Peixe libertado e voltamos aos lances!

Afastei-me um pouco da zona e passado um bocado ouço o Nuno a dizer que acabou de ver um trutão enorme a vangloriar-se à frente dele. Estão manhosas.....!

A manhã foi-se passando de forma geral assim, alguma chuva que lá parava quando calhava, umas perseguições muito tímidas, até de pequenos e curiosos achigãs.

Já bem perto da hora do almoço, o Nuno regressa ao carro e arruma o material dele dando por terminada a pesca.
Eu, sendo já habitual, tento sempre esticar ao máximo a pesca, aproveitando todos os minutos e segundos para ter um peixe do outro lado!

Eis que quando já estou a regressar para o carro, vou fazendo uns lances aqui e ali numa zona baixa mas com bastantes ervas e corrente moderada - sitio perfeito para um predador fazer as suas emboscadas!

Lançamento aqui e ali... Mais uma valente pancada, desta vez de uma truta já jeitosa!
Chamo pelo Nuno, mas ele não me ouve e nem se apercebe de nada... Bem, lá tive que cobrar a truta com a rede e voltar a chamar por ele :)
Uma bonita truta!

Cúmplices na pesca

Uma bonita truta de 36cm, capturada com powertail a correr por cima das algas na corrente!
Depois da truta libertada, finalmente, arrumei o material pois já estava feito o dia :)

Disse-me o Nuno quando estava a vir ter comigo que 10s estava a pensar "Fogo, aquele c***** para sair da água....!"....!
Ahah pois é, para eu sair da água é complicado, mas volta e meia lá sou recompensado :)

Espero que tenham gostado, e como tem sido habitual, deixo-vos com o video das capturas e libertações.

Até à próxima!

2 comentários:

  1. Como já é costume, és fodid.. de te arrancar da água, mas sem dúvida que foi uma lição que levei, aguairei-me a manhã toda que não iria dar peixe, já tu foste brindado merecidamente pela tua fé 😉

    Bela manhã 👏👏👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavas sem fé e esperança mas já sabes que enquanto a amostra estiver na água, há sempre hipóteses!

      Siga para a próxima! :)

      Eliminar