terça-feira, 4 de agosto de 2020

Pesca aos Sargos - Poucos, mas Bons!

Olá a todos!

Mais uma pesca dedicada aos sargos numa manhã agradável, com boas previsões no geral, tirando o facto da água estar um pouco tapada por causa da nortada que tem estado.

Cana pronta, isco na água e ao fim de uns 15mins à procura do buraco onde eles poderiam andar sinto peixe. Ferragem e pouco depois já estava cá fora o primeiro! Um bom sargo, bem riscado e tons escuros. Um sargo que certamente andaria ali pela pedra há bastante tempo...!
Primeiro sargo do dia!
Depois desse peixe, a actividade reduziu-se a praticamente nada. Mais fora, mais encostado, mais à esquerda, mais à direita, ali naquela pedra, aqui nesta pedra... Nada mexia!

Foi então ao fim de 1h30 que finalmente sinto peixe a comer, espero pelo segundo toque e faço a ferragem. E lá vamos nós!

Um valente peixe, lutador! Por estar a usar linha fina (fluor 0,20mm) tenho o drag aberto o suficiente para não complicar e este ainda me levou um bocado de linha!!
Cansei o peixe longe da escoa e quando me pareceu já estar dominado, comecei a puxar para mais perto, sempre aproveitando as ondas. Como era claramente um peixe pesado, não poderia levantar a peso.
Então aproveitando as ondas, fui puxando entre pedras e poças até a uma zona onde poderia descer para lhe deitar a mão....

E já está! Que sargão, gordo, escuro!!
Sargalhão quase quileiro!

Um sargalhão e um sorrisão!
Não é um recorde pessoal, mas apenas um recorde da zona para mim. É até à data o meu maior sargo tirado pelo Norte desde que comecei com este tipo de pesca! Em casa acabou por pesar 875g, apenas a 125g de ser um quileiro...!

A manhã estava complicada, mas pelos vistos estavam a ser poucos, mas bons!

Voltei à carga e mais uma vez tive que procurar muito bem para descobrir onde estavam.
Foi preciso meia hora para voltar a ter um toque e ferragem! Pena que a tendência de ser cada vez maior não se confirmou e este acabou por ser o mais pequeno da jornada :)
Terceiro sargo e último do dia
Depois do 3º peixe, simplesmente não tive mais nada de nada. Os peixes que ferrei, vieram para fora e ainda tive direito a um bem grande, por isso não me posso queixar!
O resultado de uma manhã difícil

Grande,  médio e pequeno

Poucos, mas bons!

Foi uma manhã dura, complicada para enganar uns peixinhos mas foi bem recompensada.

################################

Numa outra manhã com previsões no ponto voltei a aventurar-me nas pedras em busca dos amigos dentuços. Tudo fazia prever que fosse uma manhã produtiva! Excepto aquilo que eu suspeitava que fosse acontecer, e de facto aconteceu... A água estava um bocado tapada e com algumas algas aqui e ali.

Nada de desanimar, é preciso é arriscar mesmo assim pois voltar para a cama eu não volto!

Foram precisos 45m para finalmente sentir peixe, depois de muito procurar. Mas assim que senti peixe, ficou logo ferrado e já cá cantava o primeiro sargo do dia!
Eis o primeiro sargo!

Sargo escuro, das pedras
Depois disso, mais nada mexeu. Procurar, lançar mais fora, mais perto, mudar o peso da chumbadinha... Fui tentando alterar algo, até encontrar o que funcionaria melhor. E eis que ao fim de 1h, começo a sentir uns toques tímidos na isca.

Andava ali peixe... Volto a lançar para a mesma zona depois de renovar a isca e foi tiro e queda! Eis o segundo sargo!
O segundo sargo já compôs as coisas

Volto a iscar, repito os passos e assim que sinto peixe, faço a ferragem e.... A linha parte. Eis o problema de pescar fino, à menor falha lá vai tudo...

Volto a iscar e o peixe ia dando algum sinal mas de forma muito tímida e esporádica. Foi preciso precisamente mais 1h para voltar a ter um peixe cá fora!
Terceiro sargo do dia, quando começavam a ter mais actividade!

Nesta altura já o dia nascia com força e a hora de abandonar estava prestes a chegar. Foi pena, porque nessa altura o peixe pareceu estar a ficar mais activo, mesmo sem as condições ideais.

Trio Odemira dos Sargos

Poucos mas bons, já me fazem feliz! :)
E assim foi mais uma pesca dedicada aos sargos, novamente o numero mágico de 3 sargos, nada de especial, mas é bem melhor que voltar de mãos a abanar! :)

Fiquem bem e até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário