quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Finalmente, um Robalo decente!

Olá a todos!

É verdade, finalmente consegui enganar um robalo decente, digno desse nome, pelas águas do Norte!

Numa investida com algum feeling à mistura, fui fazer uma investida nocturna. Ainda desafiei alguns companheiros habituais nestas lides, mas nenhum tinha disponibilidade. Lá fui eu sozinho ver o que o mar me dava!

Comecei a fazer os primeiros lances numa zona que já me deu alguns resultados mas o mar não mexia como eu gosto. Entre os lançamentos observei que, mais para o lado numa zona normalmente rochosa, havia um extenso areal de umas boas dezenas de metros com um belo espumeiro.

Decisão tomada, vamos lá ver se ao longo deste vasto espumeiro andam robalos!

Com água perto da cintura, fui fazendo lances atrás de lances e acompanhando as correntes, até chegar a uma zona que dava a entender ser um pequeno fundão, com correntes a puxarem para fora e não para o lado.

Faço um lance puxado para fora e bem longe, dou umas 10 maniveladas (se tanto!) devagarinho e a sentir a amostra quando eis que acontece.... O desejado ataque!!

Uma boa pancada, seguida de uma corridinha e depois cabeçadas ocasionais. Não levou muito fio, mas também não facilitava a recolha.

Ou era um peixe mais pequeno que entretanto apanhou algas e estava a fazer bastante atrito, ou era um robalo já jeitoso - pensei eu enquanto ia recolhendo com calma linha.

Já bem perto consigo vislumbrar o lombo e tirei as dúvidas: era um belo robalo ferrado! Acendo a luz e parece que ganhou pilhas, deu mais umas 2 corridas!

E como tinha água pela cintura, a cobrança não ia ser fácil, mesmo com o grip. O que fazer? Ir com calma para água mais baixa e lá sim, pegar no peixe.

Eis que acontece algo fantástico e surreal. O peixe decide ir à minha frente, por vontade própria, em direcção à areia e zona mais baixa. Não era eu que o puxava para a areia, era ele a mim! Incrível! :)

Já em zona baixa, deito-lhe a mão, o grip e faço a festa!! Que belo robalo!!

Robalo de 2kg!

Bonito robalo e gradeiro sorridente :)

Um belo robalo de 2,1kg mas de barriga vazia, bem magro...

Ainda voltei à carga durante cerca de 1h30, mas para não variar, era cardume de um. Ah, mas que belo cardume! Por fim a fasquia dos 2kg foi ultrapassada nas águas do Norte! :) 

Agora que venha o próximo e que seja ainda maior que este ;)

Robalo do cardume de um!

Finalmente, um ROBALO!

Sem comentários:

Publicar um comentário